TEOREMA GRACELI DA INVERSÃO.

DENTRO DE UM SISTEMA DE FORÇAS E AÇÕES DE CAMPOS NÃO EXISTE EXATAMENTE INVERSÕES AO QUADRADO, MAS, INVERSÕES INFINITESIMAIS, OU SEJA, FRACIONÁRIAS.





TEORREMA DO VIRIAL SDCTIE GRACELI E INFINITO-DMENSIONAL.


representa a média temporal da grandeza por ele encerrada ao longo do intervalo de tempo adequado à situação, tipicamente o período de oscilação em movimentos periódicos. + O SISTEMA DE INTERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES E DENTRO DO SISTTEMA DIMENSIONAL GRACELI [ CATEGORIAS, SDCTIE, E INFINITO-DIMENSIONAL].


OU SEJA, GRANDEZAS FÍSICAS SÃO RELATIVAS AO SISTEMA DIMENSIONAL DE GRACELI E SUAS PARTICULARIDADES.


teorema do virial estabelece que a energia cinética média de um sistema de partículas é igual ao seu virial para os casos em que o valor médio de G seja constante, ou seja, :[1]

 .

Considere-se a seguinte quantidade física:

 ./ [TI]  [SDCTIE GRACELI E SISTEMA INFINITODIMENSIONAL]
[TI = TRANSFORMAÇÕES  E INTERAÇÕES.

Nessa expressão  e  são, respectivamente, o vetor posição e o vetor momento linear da k-ésima partícula de um sistema de partículas. O virial  de um conjunto de  partículas é definido de tal forma que

 .
./ [TI]  [SDCTIE GRACELI E SISTEMA INFINITODIMENSIONAL]
[TI = TRANSFORMAÇÕES  E INTERAÇÕES.

O símbolo  representa a média temporal da grandeza por ele encerrada ao longo do intervalo de tempo adequado à situação, tipicamente o período de oscilação em movimentos periódicos.

A expressão "virial" deriva do latimvis, viris, palavra para "força" ou "energia" e foi cunhada por Rudolf Clausius em 1870.

Uma das grandes utilidades do teorema do virial se deve ao fato de que ele permite que a energia cinética total seja calculada mesmo para sistemas complicados que não têm uma solução exata, tais como aqueles considerados em mecânica estatística. Por exemplo, o teorema do virial pode ser usado para derivar o teorema da equipartição, a equação de Clapeyron para os gases ideais ou mesmo para calcular o limite de Chandrasekhar para a estabilidade de estrelas anãs brancas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog